Sistemas Supervisórios: o que são?
Quando você visita as instalações de uma indústria pode perceber, mesmo junto às máquinas mais pesadas e aparentemente rústicas, um pequeno painel como a tela de um computador. Nele estão sendo apresentados gráficos e tabelas com dados referentes aos trabalhos realizados por aquelas máquinas.
Os processos de produção industrial precisam ser acompanhados e controlados nas suas variáveis mais críticas. Assim, surgiram os sistemas supervisórios, capazes de obter esses dados através de CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), acompanhá-los e, mais recentemente, tomar medidas decisórias sob determinadas circunstâncias.
Acompanhe este post e conheça os sistemas supervisórios e as vantagens que eles oferecem.
O que são sistemas supervisórios?
Na sua concepção mais simples, são programas que mostram dados capturados por sensores específicos de informações sobre o andamento de um determinado processo industrial ou de uma instalação física. Após sua obtenção, esses dados são analisados, processados e armazenados em um banco de dados.
Essas informações referentes a determinadas variáveis importantes para o processo, após processadas são mostradas em tempo real em uma tela. Dessa forma, o sistema permite conhecer o andamento do processo e a tomada de decisão quando for necessário intervir.
Os sistemas supervisórios são conhecidos como sistemas SCADA(Supervisory Control and Data Aquisition), ou Controle Supervisório e Aquisição de Dados. Modernamente, vão muito além da operação do processo, tornando-se multifuncionais a partir de sua integração com outros sistemas.
Fonte : http://engprocess.com.br/sistemas-supervisorios/